InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
08 de Fevereiro de 2012, 06:34

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23710 Mensagens em 1859 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Discussão Geral
| | |-+  X-type 2.5 ou S-type 3.0?
Páginas: 1 2 [3] 4 5 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: X-type 2.5 ou S-type 3.0?  (Lida 2949 vezes)
Mario Rocha
Membro Vitalício

marioruirocha@hotmail.com
« Responder #30 em: 22 de Outubro de 2009, 22:51 »

Estes consumos são a conduzir nas calmas. Grin Grin Grin
Registado
Felino
Membro Jr.
**

« Responder #31 em: 23 de Outubro de 2009, 10:16 »

Estes consumos são a conduzir nas calmas. Grin Grin Grin

Eu vi logo... mas também vai andar a GPL, conto fazer médias idênticas ao meu SAAB 95 Aero que vendi para comprar este (vou perder mais de 50Cv, mas pronto, o X-type tem melhor comportamento dinâmico e fico com um 900 cabrio aero para matar saudades). Fazia médias (a GPL) de 15-16 em cidade (pára-arranca), 12 - 13 a 130 -150Km/h e 15 a rondar os 180-200Km/h.
Se for assim fica mais barato do que um Diesel com 130 Cv, além da manutenção hoje em dia dum carro a gasolina ficar cerca de 40% mais barata do que um diesel. Wink. Já para não falar no som do motor.
Registado
Wolfjag
Moderador

« Responder #32 em: 23 de Outubro de 2009, 11:28 »

Já para não falar no som do motor.

Felino, o ruído o meu 2.0D não se ouve no interior do habitáculo. O meu melhor consumo até agora foi de 5,48 L/100Km. Regra geral não passa dos 5,7...
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Felino
Membro Jr.
**

« Responder #33 em: 23 de Outubro de 2009, 13:36 »

Já para não falar no som do motor.

Felino, o ruído o meu 2.0D não se ouve no interior do habitáculo. O meu melhor consumo até agora foi de 5,48 L/100Km. Regra geral não passa dos 5,7...

Wolfjag, longe de mim ofender os Diesel. Hoje em dia consegue-se muito boas insonorizações, não é isso. Referia-me ao som dum motor a gasolina, principalmente dum V6.
Eu sou um anti-Diesel nos veiculos ligeiros, mas isso não me impede de respeitar quem assim não pense e até compreendo esta vaga de Diesialização do nossa sociedade que é empurrada para os Diesel pela pressão dos grandes produtores europeus (Alemanha, França e Itália). basta vermos que 1 litro de gasoleo paga quase menos o,30€ em impostos quando produz mais 20% de CO2 para não falar nas particulas e NOx que são o que mais prejudica a nossa saúde. Politiquices... Interesses. Bem ajam os Ingleses que se descolam desta vaga.
Registado
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum

« Responder #34 em: 23 de Outubro de 2009, 15:00 »

Apesar de tudo o que dizes ser verdade sob o ponto de vista ambiental, é preciso não esquecer que hoje qualquer Diesel moderno é mais facilmente "conduzível" (maior binário, motores silenciosos, velocidade, etc) que o equivalente gasolina, já para não falar no custo Km...e então no n/ País Zangado.

Já agora e a talhe de foice, devo dizer que sou um pró-gasolina, mas faço-me deslocar diariamente num Diesel, exactamente pelas razões que apontei.
Registado

Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
Felino
Membro Jr.
**

« Responder #35 em: 23 de Outubro de 2009, 17:44 »

É perfeitamente normal que assim seja, é uma opção a que os nossos governantes "conduzem". Há países onde é proibido a venda de ligeiros Diesel e outros onde dentro das cidades se tenta evitar a circulação de veiculos a gasoleo (e proibir transportes publicos), por exemplo autocarros e táxis. E estou a falar de países tão diferentes como Brasil, Japão; Indonésia. Nós com os autocarros até já fizemos algo em Lisboa, Porto e Braga (vá lá, pelos menos isso) onde se compraram autocarros com motores de ciclo Otto (vulgo gasolina) e se converteram para Gás Natural.
Agora quanto a nós é mais interessante para os governos venderem gasoleo e motores diesel (para os mais influentes na Europa), mas isso vai mudar dentro em breve com os novo smotores a gasolina de baiza cilindrada com turbos e compressores.

Quanto ao barulho do motor, não é bem os motores diesel que ficaram menos barulhentos, é o isolamento acústico que se conseguiu no compartimento do motor.
Bem, mas tudo isso é outra discussão, aqui falemos de "felinos" sejam gasoil, zagolina ou gás Wink.
vamos ver se para a semana já dou uma voltinhas na minha nova máquina...
Registado
Mario Rocha
Membro Vitalício

« Responder #36 em: 23 de Outubro de 2009, 20:05 »

Peço desculpa, mas os diesel não rugem, miam.  Grin Grin Grin
Registado
Wolfjag
Moderador

« Responder #37 em: 23 de Outubro de 2009, 20:09 »

Diesel, gasolina...  tudo isto passará à história daqui a não muito tempo...
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum

« Responder #38 em: 27 de Outubro de 2009, 12:43 »

Concordo de facto com o que o Wolfjag disse...de facto rapidamente e com a evolução que está em curso na produção de baterias, cada vez mais leves e potentes, rapidamente os combustíveis fósseis (até porque a natureza se encarregou de os limitar) passarão à história...

Mário já agora uma sugestão: como já disse anteriormente sou pró-gasolina, mas se a tua ideia do Diesel é a de que mia, conduz um bom Diesel que têm uma coisa chamada binário como têm os motores a gasolina: O binário do motor, torque do motor ou par motor, por vezes chamado simplesmente binário ou par, é uma medida da força rotacional exercida sobre um eixo, mede-se em newtons metro (Nm) e é reportado à rotação do motor em que é atingido., como têm todos os outros só que nos Diesel é bem superior.

Ou seja a força, também traduzido em agradabilidade de utilização é bem maior no equivalente Diesel do que no gasolina.

De resto só te fica bem gostares do teu carro - é uma excelente máquina Wink
Registado

Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #39 em: 27 de Outubro de 2009, 12:55 »

Peço desculpa, mas os diesel não rugem, miam.  Grin Grin Grin

Eu também sou pró-gasolina, mas exprimenta conduzir um Jaguar XF Diesel S (vai um a Sintra) ou mesmo um BMW 535d, que vais mudar de ideias, eu já conduzi os dois e posso garantir que é uma experiencia muito gratificante, a única limitação que encontrei foi mesmo a velocidade, que vem limitada a 250 km/h de fábrica... Grin
Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
Felino
Membro Jr.
**

« Responder #40 em: 27 de Outubro de 2009, 16:06 »

já que voltaram ao tema, vou desabafar... desculpem-me os amantes do diesel e hibridos.
Os motores diesel evoluiram realmente muito, mas daí a dizer que é mais agradável de conduzir vai uma grande distância. Os motores diesel recorrem ao turbo e injecção directa. Se colocarmos lado a lado um motor a gasolina com a mesma tecnologia (por exemplo do grupo VAG, ou os Lexus) verificamos que não há nenhum diesel de produção com 1,4 L que tenha 180 Cv. Além disso a potência e binário dos diesel é conseguida numa gama de rotações muito estreita, daí a necessidade de ir aumentando as relações de caixa, qualquer dia chega às 10 nos automáticos (já vai em 7), para se conseguir a mesma comodidade de condução que num motor a gasolina, isto é, manter o binário em níveis que não se note uma redução drástica na força do motor nem os consumos disparem (porque não há hibridos a gásoleo? parece a solução mágica, não é?). Depois há outra questão: a durabilidade dos actuais motores diesel é inferior aos de gasolina, utilizam componentes de alto desgaste como as bombas injectoras de alta pressão e os injectores que aguentam com mais de 3000 bar. Devido a isto e ao aproveitamento das marcas, a manutenção dum carro a diesel que se mantenha nas nossas mãos durante 200.000 Km fica sensivelmente no dobro do mesmo carro a gasolina, senão perguntem directamente aos mecânicos das marcas. Mas é mesmo isso que as marcas europeias querem, muitos motores diesel no mercado.
Outra situação é a poluição, principalmente particulas (opacidade, vulgo fumo escuro) que causa muitos problemas de saúde tanto respiratórios como outros que só se detectam passados anos, inclusivé cancerigenos. Os NOx também não são melhores, apenas ganham em CO2 porque consomem menos, não porque o combustível emita menos, antes pelo contrário, 1 litro de gasóleo emite mais CO2 que 1 litro de gasolina e muito mais que 1 litro de GPL ou gás natural.
Os "famosos" filtros de particulas são muito discutiveis, segundo estudos filtram realmente as particulas maiores mas esmigalham e deixam passar particulas muito pequenas que são, ainda por cima, mais fácilmente absorvidas pelo nosso organismo, mas não detectaveis nas máquinas "normais" usadas para diagnóstico, pois, bem pensado.... Além disso estes filtros são caros e devem ser trocados no máximo cada 50.000 km, aposto que 80% das pessoas não o fazem por ser dispendioso e na inspecção isto não ser verificado.
Os hibridos parecem ser uma boa solução para as cidades (fora delas gastam o mesmo), o problema é que as baterias actuais poluem muito mais e com materiais mais perigosos que qualquer outro componente num automóvel. Ao fim de 10 anos têm de ser "recicladas" e segundo um artigo que li dum jornalista que investigou onde vão parar as baterias usadas, são desmanteladas em locais como África, imaginem porquê.
Teremos de inventar outros materias para usar nas baterias, mas também teremos de encontrar outras fontes de energia porque 60% da nossa electricidade é produzida usando petróleo, grande evolução tecnológica, hein?
Já agora, para mim a solução passa pela produção de combustíveis sintéticos (como gasolina ou parecidos, mas sem ser de origem fóssil e sem os maleficios dos fósseis). Mas só será possível quando se conseguir produzir grandes quantidades de energia electrica através da fusão nuclear (que não tem residuos tóxicos), isto porque a produção através de processos quimicos consome muita energia. A Europa lidera nesta investigação (da fusão nuclear) junto com a Rússia e Japão, mas enquanto o petróleo for a principal fonte de impostos dos governos ocidentais, anda devagarinho.
Registado
Mario Rocha
Membro Vitalício

« Responder #41 em: 27 de Outubro de 2009, 16:50 »

Mário já agora uma sugestão: como já disse anteriormente sou pró-gasolina, mas se a tua ideia do Diesel é a de que mia, conduz um bom Diesel que têm uma coisa chamada binário como têm os motores a gasolina: O binário do motor, torque do motor ou par motor, por vezes chamado simplesmente binário ou par, é uma medida da força rotacional exercida sobre um eixo, mede-se em newtons metro (Nm) e é reportado à rotação do motor em que é atingido., como têm todos os outros só que nos Diesel é bem superior.

Eu sei Adriano.
Mas refiro-me ao barulho, ao som, ao rosnar....... Grin Grin Grin
Não gosto do roncar dos diesel.
E continuo a afirmar "os diesel miam".
Quanto ao resto, tens toda a razão.

Abraço
Registado
Felino
Membro Jr.
**

« Responder #42 em: 30 de Outubro de 2009, 10:13 »

Nunca mais tenho o meu felinosinho  Triste, houve um atraso na pintura devido a uma inundação qualquer na oficina onde está a estufa, uma coisa assim. para apróxima pinto-o eu em casa e pronto Grin

Enfim, tenho de ter paciência e controlar a ansiedade, mas espero este fim-de-semana já fazer uns kms, depois vêm as fotos Wink

Registado
Felino
Membro Jr.
**

« Responder #43 em: 09 de Novembro de 2009, 12:38 »

Bom cá vai mais uma actualização, ainda sem fotos 8calma, vão chegar).

Já ando com a minha nova aquisição, o tal X-Type V6 de 2002 e tem alguns problemas para resolver dentro da garantia do vendedor:
- Amortecedores traseiros;
- Cubo da roda do lado esquerdo atrás;
- Sensores de chuva e luminosidade;
- Poly do alternador;
- Erro que diz ser dos sensores de velocidade, algum estragado ou algum cabo com passagem. Só dá às vezes, apaga-se e passado uns kms (às vezes 400) acende de novo;
- Um pequena fuga no diferencial (à frente), vedante ou reaperto.

Primeiras impressões:
Pela negativa a falta de garra em baixas e uma 5.ª velocidade muito amorfa, só dá mesmo para passear, começa a subir morre logo. Barulhos parasitas no interior que não se justificam num carro destes, enfim, vou resolvendo com paciência aquilo que a fábrica deveria ter feito, coisas tão simples como um tecido ou borracha entre materiais com diferentes dilatações, muito básico.
Pela positiva muito bom comportamento dinâmico apesar do mau estado dos amortecedores, curva muito bem (acho que devido à tracção integral). Acima das 3000 rpm já se parece mais com um Jag, responde e tem um som muito agradável que sai do V6. Os estofos "sport" em pele muito bons, com bom apoio lateral, pena é a qualidade da pele ainda por cima misturada com napa nas laterais e costas. É confortável e tem uma caixa bastante aceitável, precisa e não longa.

Mais novidades assim que as haja. Wink
Registado
Mario Rocha
Membro Vitalício

« Responder #44 em: 09 de Novembro de 2009, 14:18 »

Falta de garra em baixas? 5º só para passear?

É o 2.5 ou o 3.0?
Registado
Páginas: 1 2 [3] 4 5 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: