InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
04 de Fevereiro de 2012, 18:21

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23705 Mensagens em 1859 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Clássicos - até ao final da década de 80
| |-+  Problemas/Soluções e Dados Técnicos
| | |-+  Madeiras (wood trim)
Páginas: [1] 2 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Madeiras (wood trim)  (Lida 1344 vezes)
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« em: 08 de Abril de 2009, 10:07 »

Bom dia a todos,

O meu DD6 tem as ''madeiras'', tablier, etc.,  ''queimadas'' pelo sol e ''estaladas'', além do volante, também revestido a madeira, estar também estalado em dois pontos.
A opção mais lógica e eficaz será, óbviamente, compara tudo novo, mas não será de todo a mais económica... Cool
Ainda assim, não gostaria de descartar de todo a opção do restauro, em conversa com o nosso amigo MiguelDefender, ele sugeriu-me que tentasse alguém ligado ao restauro de mobiliário, o que na falta de alguém dedicado a este tipo de restauro em automóveis, me parece também o mais lógico.
Assim sendo, e antes de começar a ''busca'' de ''marceneiros'' pelos meus próprios meios, gostaria de saber se alguém aqui no fórum conhece alguma pessoa ou empresa que me possa recomendar para este tipo de trabalho.

Antecipadamente agradecido,

Jorge
Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
Wolfjag
Moderador

« Responder #1 em: 08 de Abril de 2009, 13:59 »

Jorge, só para complementar um pouco mais a tua descrição do problema, é a madeira ou o verniz que se apresenta estalado?
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #2 em: 08 de Abril de 2009, 14:02 »

Jorge, só para complementar um pouco mais a tua descrição do problema, é a madeira ou o verniz que se apresenta estalado?

Os dois...  Indeciso
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #3 em: 08 de Abril de 2009, 18:57 »

Para melhor se perceber, aqui ficam algumas fotos...

Embaraçado Embaraçado Chorar Chorar Indeciso Indeciso
« Última modificação: 08 de Abril de 2009, 19:12 por Jorge DD6 » Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #4 em: 08 de Abril de 2009, 19:28 »

A do volante penso que aí não há mesmo nada a fazer... Triste Mas nunca se sabe. Wink Agora as madeiras do tablier e portas, parece-me piece of cake. Como te tinha dito, e agora começo a ter a certeza, elas podem ser facilmente ser restauradas. Sorridente

Aquele branco que se vê em redor dos ventiladores, manometros, etc, é verniz a saltar, o que quer dizer que o veneer ainda está lá por baixo. Sorridente Isso lixado, recolorado, a fendas preenchidas da forma como te disse, e voltado a evernizar, fica "supimpa". Grin

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Wolfjag
Moderador

« Responder #5 em: 08 de Abril de 2009, 22:33 »

Percebo pouco disto, mas também era essa a minha opinião...
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #6 em: 08 de Abril de 2009, 22:50 »

Tem lógica que o seja, repara, apenas os contornos estão brancos. Tanto os contornos que falei acima como os contornos das fendas no verniz. Sorridente

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
miglim
Membro Intermédio

KTM SM-R

miguelalasilva@hotmail.com
« Responder #7 em: 09 de Abril de 2009, 00:18 »

Off-Tópic:

Jorge,
o teu computador de bordo é igual ao meu,
o teu comando da cx de velocidades é igual ao meu
os teus botões do desenbaciador, luzes, etc são iguais ao meu,
os teus comandos do AC são iguais ao meu,
os teus cinzeiros são iguais ao meu,
.... lol
Registado

Miglim XJS 3.6 1987

mas tambem www.clubektmportugal.com
Wolfjag
Moderador

« Responder #8 em: 09 de Abril de 2009, 09:10 »

Jorge, em relação ao volante, tens duas opções: ou compras um, ou contratas um bom artesão para te fazer uma réplica perfeita da parte em madeira. O mais difícil será encontra madeira de nogueira apropriada...
Podes sempre tentar outra solução que é introduzir um parafuso interior para unir as duas partes e depois tapares o orifício com uma massa feita com a própria madeira que foi retirada pelo berbequim.

Os painéis em madeira é sempre uma grande chatice, pois aquilo é apenas uma lâminazinha de madeira nobre colada sobre outra menos nobre e com uma boa camada de verniz em cima. Li algures que o processo de fabrico é tão secreto que, nas vizitas guiadas às fábricas da Jaguar, as oficinas onde fazem as fascias em wood veneer são totalmente off-limits, mesmo para os empregados novos.
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #9 em: 09 de Abril de 2009, 10:12 »

Jorge, em relação ao volante, tens duas opções: ou compras um, ou contratas um bom artesão para te fazer uma réplica perfeita da parte em madeira. O mais difícil será encontra madeira de nogueira apropriada...
Podes sempre tentar outra solução que é introduzir um parafuso interior para unir as duas partes e depois tapares o orifício com uma massa feita com a própria madeira que foi retirada pelo berbequim.

Os painéis em madeira é sempre uma grande chatice, pois aquilo é apenas uma lâminazinha de madeira nobre colada sobre outra menos nobre e com uma boa camada de verniz em cima. Li algures que o processo de fabrico é tão secreto que, nas vizitas guiadas às fábricas da Jaguar, as oficinas onde fazem as fascias em wood veneer são totalmente off-limits, mesmo para os empregados novos.

Miguel,

Para o volante penso que vai ser o mais facil e barato, o problema é que o único sitio que conheço, onde os restauram, é no UK... http://www.steeringwheelrestoration.co.uk/, o problema é ficar uns tempos sem volante... o que não dá lá muito jeito... Cool, mas paciencia...

Em relação ao resto, o que penso que vai ser a ''parte de leão'' , em relação aos custos, tenho a mesma empresa, que restaura http://www.carwoodrestoration.com/, ou vende http://www.myrtleltd.com/index.php?main_page=index&cPath=cPath=66_77... o problema é mesmo o custo e o tempo de espera, no caso do restauto.

O que eu queria saber, era se alguém conhecia alguma empresa ou pessoa, cá em Portugal, que me aconcelhassem, mesmo que seja alguém que se dedique mais ao mobiliário do que aos carros, caso contrário, vou começar a minha pesquisa por ''conta própria''.

Um abraço,

Jorge
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #10 em: 09 de Abril de 2009, 10:15 »

Off-Tópic:

Jorge,
o teu computador de bordo é igual ao meu,
o teu comando da cx de velocidades é igual ao meu
os teus botões do desenbaciador, luzes, etc são iguais ao meu,
os teus comandos do AC são iguais ao meu,
os teus cinzeiros são iguais ao meu,
.... lol

Olá Miguel,

Os XJ e XJ-S da mesma época partilham muitos componentes, quer nos acabamentos interiores, como na mecanica, são práticamente iguais, o que difere mesmo é a carroçaria. Wink

Um abraço,

Jorge
Registado

Wolfjag
Moderador

« Responder #11 em: 09 de Abril de 2009, 11:30 »

Vou tentar saber se na zona de Paredes e Paços de Ferreira há alguém que trabalhe em restauro de móveis antigos  à altura de tal tarefa....
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #12 em: 09 de Abril de 2009, 14:32 »

Vou tentar saber se na zona de Paredes e Paços de Ferreira há alguém que trabalhe em restauro de móveis antigos  à altura de tal tarefa....

Obrigado Miguel, de qualquer modo, eu também vou procurando, aqui na zona de Lisboa, dava-me mais jeito...

Um abraço,

Jorge
Registado

Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #13 em: 09 de Maio de 2009, 12:02 »

Penso que um bom restaurador de moveis antigos te consegue resolver o problema do volante, esses artesões são mesmos mestres no restauro ( já vi moveis antes e depois do restauro em casa do meu irmão, que é um apaixonado por arte e tem belíssimas peças antigas- história de arte- é o seu metier e não só que ficaram fantásticas ) não te custa nada tentar.
Registado
Wolfjag
Moderador

« Responder #14 em: 10 de Maio de 2009, 21:49 »

Entretanto, esqueci-me de procurar um tal artesão em Paços Ferreira. Jorge, ainda queres que tente?
Registado

Páginas: [1] 2 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: