InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
08 de Fevereiro de 2012, 02:10

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23710 Mensagens em 1859 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  A Jaguar/Daimler
| |-+  Jaguar Collectibles
| | |-+  Jaguar - and Jaguar related - models
Páginas: [1] 2 3 ... 7 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Jaguar - and Jaguar related - models  (Lida 5531 vezes)
minijag
Administrador

« em: 28 de Novembro de 2008, 23:22 »

Desculpem o título em inglês, mas parece-me que é o que melhor resume o que pretendo que venha a ser este espaço.

Não serão só modelos Jaguar mas também alguns modelos relacionados com a marca, não necessariamente Jaguars (ex: Camiões da Jaguar, modelos de carros com motor Jaguar, como é o caso dos Lister, etc....).

Não pretendo que este tópico seja só para expôr a minha colecção (até porque, preguiçoso como sou, tenho fotografias apenas de uma pequena parte  Grin).

Assim, espero que todos colaborem e, por outro lado, vou tentar colocar as novidades que vão surgindo no mercado, bem como links (previamente autorizados) para colecções de outros malucos como eu.

Para terem uma ideia, pertenço a um clube, sediado em Inglaterra, o Jaguar Model Club, que tem mais de trezentos membros (que coleccionam SÓ modelos Jaguar!!!) cujas colecções contêm verdadeiras preciosidades.

Não levem a mal, mas para dar o arranque fui buscar alguns textos e fotos que já tinha colocado noutros foruns, aos quais vou juntando coisas novas.

Enjoy!  Wink
Registado

minijag
Administrador

« Responder #1 em: 28 de Novembro de 2008, 23:23 »

Várias versões e cores dos XJ 12 da Matchbox "Superkings", à escala 1/36, com a particularidade de o vermelho e o verde – entre o XJ40 vermelho e o XJ 12 com tejadilho preto —serem fabricados na Bulgária (presumo que por questões de economia de custos) e os restantes serem “made in UK”.

A segunda foto tem, à esquerda, uma reedição do XJ12 da polícia, neste caso, da Corgi

Mais um XJ Búlgaro.

Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #2 em: 28 de Novembro de 2008, 23:26 »

Faltam os textos. Sorridente Só acho mal é nunca ter visto nenhum modelo igual ao meu sem ser aquele horrivel da Jaguar World (penso) à escala 1:43 em azul eléctrico... Triste

Um abraço,

Edit: Já vi que entretanto colocaste imagens. Contente
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
minijag
Administrador

« Responder #3 em: 28 de Novembro de 2008, 23:28 »

A mesma côr, em escalas diferentes.

É uma das "variações" que gosto de ver nas colecções. Tentar ter o máximo de modelos iguais e da mesma côr, em diferentes escalas. (Já sei....."o tipo é maluco, mesmo..." Contente)

XJ 6/12 , em 1/25, da Polistil e em 1/43, da Solido e Minichamps (o prateado, como, aliás, dá para ver pela qualidade do detalhe – ver foto mais abaixo. Para quem não sabe, a Minichamps é uma das melhores marcas de miniaturas do Mundo)

Da Wiking, em 1/87 (!!), uma edição especial do Jaguar MKII do evento “Eiffel Klassik”.
Mais abaixo, com outra versão da Wiking (Cor - Golden Sand).

Registado

minijag
Administrador

« Responder #4 em: 28 de Novembro de 2008, 23:29 »

Miguel, já vês as imagens e os textos?
Registado

minijag
Administrador

« Responder #5 em: 28 de Novembro de 2008, 23:31 »

Continuo com clássicos (já dá para adivinhar onde é que tinha colocado estes textos anteriormente, certo?), mas prometo que já ponho aqui uns modernos!!

O Jaguar MKII é dos modelos mais emblemáticos da marca e a Corgi foi o fabricante que mais atenção lhe deu, lançando inúmeras versões e cores, à escala 1/43 (as que estão aqui fotografadas não serão, sequer, metade das que tenho na colecção e muito menos, claro está, do que as fabricadas pela Corgi).

Destaque para versão do carro de John Coombs, cujo nome se associa, hoje, a alguns MKII mais desportivos.

Cores mais invulgares

O vermelho, à esquerda, é uma edição especial dos 45 anos da Vanguards

Na foto acima está, para além dos MKII da Corgi, um XK 120 da Brumm, numa cor menos comum e um XK 150 da Dinky, aqui em pormenor:

Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #6 em: 28 de Novembro de 2008, 23:32 »

Já já. Sorridente De facto a Minichamps é uma das marcas que aprecio muito, mas, se formos para 1:18 (a minha escala eleição) aí já prefiro outras marcas, no entanto não sei se a Minichamps tem 1:18.

Um abraço,
Registado

Wolfjag
Moderador

« Responder #7 em: 28 de Novembro de 2008, 23:36 »

Que bela colecção! Quando eu era pequeno tive um E-Type verde, com que costumava brincar, mas levou sumiço.
Curioso como vendo o MKII de cima, ele se parece tanto com o S-Type que nele foi inspirado. Muito mais do que pensava.
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
minijag
Administrador

« Responder #8 em: 28 de Novembro de 2008, 23:41 »

Continuando, aproveito para introduzir uma nota:

Há muitos coleccionadores que não consideram os modelos que se seguem como "dignos" de pertencer às suas colecções, por se tratar de "brinquedos" e não de modelos à escala, com o rigor que normalmente se exige.

No entanto, eu e muitos outros (embora não coleccionemos "tudo o que tenha escrito Jaguar" - fica descansado, caro Jorge  Grin) gostamos destes modelos, precisamente por serem brinquedos que, noutros tempos, fizeram as delícias de crianças que, mais tarde, já adultos, tiveram meios para comprar e coleccionar os carros com que brincaram na sua infância e que, muitas vezes, não resistiram aos "maus tratos" que lhes dispensaram (isto está tão emocional...acho que vou começar a chorar Grin).

O que acabei de dizer também se aplica, como é óbvio, aos brinquedos de hoje em dia (Matchbox, Majorette, Hotwheels...todas têm alguns modelos da Jag).

Alguns XJS, escala 1/64, da Corgi Juniors.
Dos XJ40, apenas o primeiro (atrás do XJS branco) é da Corgi. Os outros dois são Matchbox.
O E-Type amarelo também é da Corgi Juniors e o “Draguar” é um Matchbox Superfast.
Os dois XJ Coupe da esquerda são da espanhola Guisval.
Ao fundo está um XJ40 vermelho da alemã SIKU.

Uma versão talvez “demasiado felina” – Corgi, esc. 1/64

Uma raridade (No London Motor Show de 1982 davam estes modelos aos visitantes, a título de oferta - e de meio promocional da própria Jaguar, digo eu).

A raridade não é o modelo acima, já que há muitos à venda, mas este tabuleiro, praticamente intacto (o plástico protector está só ligeiramente rasgado num dos cantos), no qual estavam guardadas as miniaturas antes de serem entregues aos visitantes do Motor Show.
São Corgi Juniors.

P.S. Miguel, ainda não me esqueci do teu pedido e se calhar sou eu que ando distraído e até haverá modelos do teu carro.
Registado

minijag
Administrador

« Responder #9 em: 28 de Novembro de 2008, 23:47 »

Respondendo ao Miguel, quanto aos 1/18 da Minichamps, aqui ficam dois exemplos (são fotos da net, embora eu tenha o XK na colecção).

Nota-se que a qualidade é muito boa, não é!?
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #10 em: 28 de Novembro de 2008, 23:50 »

Bem, essa da badeja é soberba!!!

Um abraço,
Registado

minijag
Administrador

« Responder #11 em: 28 de Novembro de 2008, 23:51 »

Pergunta: Quando é que percebemos que a "pancada" das miniaturas já ultrapassou os limites do razoável?

Resposta: Quando damos connosco a comprar conjuntos de miniaturas só porque, "lá no meio", está um Jaguar
  Grin

É o caso de dois conjuntos que mostro a seguir.

Aqui, de novo, o MKII.

Um conjunto da Corgi, com outros carros de rali. 1/43

Gosto muito do Lotus Cortina!

Uma edição especial, "Precision Series", com um aspecto "unpainted", do MKII da Corgi - 1/43

Outro conjunto, com um XK 120, carro pilotado por Stirling Moss.

Um XJ da Corgi, escala 1/36, versão "Coastguard"

Registado

minijag
Administrador

« Responder #12 em: 28 de Novembro de 2008, 23:52 »

Marca: Best - Modelo: E-Type Coupé - Escala: 1/43

Marca: Minichamps - Modelo: XJS (Pilotado por Win Percy - Vencedor Spa 1984) - Escala: 1/43

Registado

minijag
Administrador

« Responder #13 em: 28 de Novembro de 2008, 23:56 »

Há quem pense nisto das colecções como um investimento (embora me pareça que é mais um argumento para convencer as nossas mulheres a deixarem-nos gastar dinheiro nestas coisas Wink) e aqui temos mais alguns exemplos de "brinquedos" (continuo a colocar as aspas porque não concordo muito com o conceito) que, seguramente, vão valorizar daqui a alguns anos.

Conjunto da Hotwheels, escala 1/64, dos "Carros do Batman".

À direita está um Jaguar D-Type, que eu nunca vi em filmes do Batman ou mesmo nas suas bandas desenhadas...

Quem acompanha os carros, por que esteve a limpar-lhes o pó Contente, é o seu fiel mordomo.

Aquisição muito recente. Jaguar XK, 1/64, Matchbox

Outra aquisição recente. Jaguar E-Type, 1/64, Matchbox

Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #14 em: 28 de Novembro de 2008, 23:58 »

Não só se nota na qualidade como também no cuidado do embalamento. Estou a babar com esses dois... mas especialmente pelo XK.

Em jeito de semi [/i]off topic[/i], tenho uma "paixão" pelos modelos da AUTOart, aconselho-vos a visitar o site deles. Sorridente

Um abraço,
Registado

Páginas: [1] 2 3 ... 7 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: