Adriano,
Um usado, clássico ou não, é sempre um desafio e quase sempre nos ''brinda'' com surpresas, na sua grande maioria menos agradáveis, umas sobejamente conhecidas pelo anterior proprietário ou vendedor e ''convenientemente'' omitidas ou ''disfarçadas'' e outras, desconhecidas também por estes...
È assim, mesmo, não há grande volta a dar a isso, eu falo pela minha experiência, embora não muito grande, mas já comprei dois clássicos em suposto ''estado razoavel'', ''sound'', um RR Silver Cloud e o meu DD6 e ambos revelaram estar um pouco piores do que aparentavam (o RR foi o pior, acabei por o vender desmontado

), o DD6 tinha alguns problemas mais do que os comunicados pelo anterior proprietário, mas nada de completamente inesperado. Por exemplo, a linha de escape, que para o vendedor, não estaria má, acabei por a mudar toda, pois após algum uso (pouco) começou a ter fugas e concluí que estava tudo ''podre'' e optei por mudar tudo, enquanto que para o anterior proprietário, que apenas utilizava o carro uma vez por ano, durante 1 mês (na prática 2 semanas, já que as outras duas eram dedicadas a manutenção básica para o pôr a andar

) isso não era um problema e provavelmente nunca reparou. (de notar que ele também não tinha comprado o carro novo)
Agora num carro mais moderno, embora usado, o D6, que comprei há pouco, também tive as minhas surpresas, embora tenha feito uma inspecção minunciosa ao carro no meu mecanico e tenha-mos identificado a maioria dos problemas e falhas, há sempre algo em que não se repara na altura... isso irá sempre acontecer... não há volta a dar, é um processo para o qual, infelizmente, temos de estar mentalmente preparados... Uma coisa que também vou ter de mudar mais cedo ou mais tarde são as linhas de escape.
Não desanimes, que isso é normal!
Um abraço,
Jorge