InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
09 de Fevereiro de 2012, 02:37

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23713 Mensagens em 1861 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Discussão Geral
| | |-+  If it ain't broke, don't fix it
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: If it ain't broke, don't fix it  (Lida 272 vezes)
Vitor Ruivo
Membro Intermédio

amilo1290@hotmail.com
« em: 09 de Março de 2010, 20:59 »

Tenho ouvido muitos britânicos proferir esta frase:

"If it ain't broke, don't fix it"

Até que ponto isto pode ser levado a sério? E o porque de referirem tantas vezes?

Basicamente significa o não gastar energia e tempo a arranjar algo que poderá não estar estragado?Hein
Registado

Vitor Ruivo
Salgado
Membro Intermédio

« Responder #1 em: 09 de Março de 2010, 23:24 »

Olá Vitor

No meu entender essa frase é usada quase como usamos em "equipa que ganha, não se mexe".

Conhece certamente o termo manutenção preventiva, é usada para descrever a substituição de componentes antes de atingirem o limite de tempo de utilização (ciclo de vida) para o qual foram projectados. Se em aviões essa manutenção preventiva faz todo o sentido (risco inerente a uma falha pode produzir a morte de dezenas a centenas de pessoas), noutras máquinas como um automóvel, raramente a danificação de um componente irá provocar riscos imediatos à sua segurança e à dos outros. Isso acontece porque os aviões são projectados com um factor de segurança baixíssimo, e os automóveis na sua generalidade não (*), logo a maior parte dos componentes mais críticos de um automóvel aguentam longos ciclos de vida que, por vezes, ultrapassam a vida útil de um automóvel, se não forem de "desgaste". Esses obviamente têm um tempo para ser substituídos (correia de transmissão, etc), ou o veículo deixará de funcionar, danificando seriamente outros componentes mais vitais.
Assim, e como já aconteceu a todos nós sem dúvida, existem componentes do nosso automóvel que só trocamos quando se partem ou perdem a sua eficácia, porque não faz sentido trocá-los antes de tal acontecer, é demasiado dispendioso, e o risco de não o fazer é totalmente aceitável.

O termo "fix it" não deve ser tomado demasiado a letra, a ideia passa mais por não mexer em algo que ainda trabalha. E isso também nós, portugueses, usamos em variadas situações: "Trabalha? Não mexas!"

Desculpem o "testamento" mas por vezes perco-me em certos assuntos Lingua

(*) - Antigamente os automóveis duravam mesmo uma vida inteira. Agora não é rentável para as construtoras construir automóveis que durem mais de 10 a 15 anos, pelo menos as construtoras de produção em massa. Nenhuma quer ter clientes que só compram carros de 10 em 10 anos!!! Quanto mais cedo comprarem um novo melhor! Grin
Registado
minijag
Administrador

« Responder #2 em: 10 de Março de 2010, 00:51 »

Meu caro Salgado:

Estou plenamente de acordo com a interpretação do sentido da frase - que é, de facto, típica dos ingleses, mas que terá expressões de conteúdo idêntico um pouco por todo o Mundo - e, também, com o aprofundar do tema, comparando a situação dos automóveis e dos aviões.

Já agora, não há que pedir desculpa: ainda bem que nos alongamos quando nos debruçamos sobre certos assuntos.

Só assim se levam as coisas a sério e se podem abordar os temas que, mesmo num espaço de diversão como este, devem ser tidos em conta de forma rigorosa e coerente.

Um abraço.

Nuno
Registado

Vitor Ruivo
Membro Intermédio

amilo1290@hotmail.com
« Responder #3 em: 10 de Março de 2010, 08:18 »

O Salgado agora fez-me recordar um assunto que ainda no Domingo falei com uma pessoa, que foi a duração dos automoveis.
Antigamente, era bem conhecido casos de mercedes com 1 milhão de quilometros.  Chocado
Ainda a tempos tive a ver uma pessoa que tinha um Opel com 3000 quilometros e já estava a dar problemas.  Rolar os olhos
È a substituição da mecânica pela electronica...
Registado

Vitor Ruivo
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: