Ora viva,
eu devia ser a única pessoa em Portugal que ainda não tinha visto ao vivo o novo Jaguar. he he he A convite da
AutoSueco de Coimbra (obrigado Carlos Monteiro e obrigado igualmente ao Eng. Filipe Donato por também me ter recebido), lá tive a oportunidade de ver
in loco o novo XJ pela primeira vez, em Leiria no passado Sábado.

Bem, o XJ está lindo de morrer, uma imponência estonteante, e está com uma qualidade fantástica (excepto em três pontos), sem contar com a infinidade de tecnologia que lhe foi aplicada. Sem dúvida que, em termos de evolução, este Jaguar foi o que deu o maior passo nas últimas décadas.
Passemos às fotos, e se houver algo de relevante, vou comentando.

A grelha, apesar de ser em plástico, dá um
look fantástico ao XJ:

Ao vivo, estes faróis ainda mais agressivos são:

A traseira, apesar de ser diferente, no conjunto fica muito bem, e sinceramente já não vejo o novo XJ sem que seja com esta traseira:

Achei aqui uma coisa curiosa, todos os vidros são laminados (pensava que apenas o da frente podia ser por motivos legais), à prova de som e à prova de água:

O interior… bem… mas que coisa magistral!!!! Apesar de neste exemplar a escolha de cores não ser a mais óbvia, não posso deixar de dizer que a conjugação do beije com azul fica mesmo muito bem. No entanto, não seria uma conjugação que escolheria.

Eu escolheria esta:

Todo o interior está repleto de pormenores deliciosos:

Estás a ver Jorge (DD6), os novos carros já vêm quase todos com iluminação de pés he he he:

Que consola fabulosa (ao vivo)

O tecto, todo forrado a uma espécie de alcantara/camurça, fica muito bem, dando aquele toque de luxo:

A quantidade de pele usada é impressionante, penso que se contam pelos dedos de uma mão os plásticos que são usados, tudo o resto é revestido a pele:

Aqui encontrei o primeiro defeito, mas julgo que aqui é por ser um modelo pre-produção. O revestimento central do volante não está bem colado.

Continuo a não gostar do
design destes encostos de cabeça, sendo muito quadrados:

E agora o coração do bicho. Neste caso é um 3.0 Diesel com dois turbos, o que lhe deve dar bastante animação e que ao ligá-lo, não se sentem vibrações e praticamente não se ouve o motor. E o que se ouve, nunca se julga que estamos perante um diesel.

Viva a insonorização!!

No entanto, o compartimento do motor é…manifestamente “feito”, ou pelo menos não tem aquele aspecto de “caixa de jóias”. Não sei se me fiz entender.

O belo do sistema para o controle da suspensão (espero que não aconteça como aconteceu com o X300 e X308, onde o sistema electrónico já não está disponível na Jaguar logo após estes terem sido descontinuados)

E aqui está a chave mais pesada que alguma vez peguei. É que é mesmo pesada!!!

Mas linda linda linda.

Em relação às cores e composições, bom…é quase “infindável”:

Por fim, os outros dois defeitos que achei. Para um
detailer, penso que as opiniões serão transversais. A qualidade da pintura sinceramente não vai ao meu gosto, parecendo que há
overspray, não há uniformidade no
clearcoat e nas pontas do painéis existem quase sempre bolhas de excesso de verniz. Deduzo que seja ainda uma questão de afinação das máquinas na altura de os pintar, ou pelo menos assim espero.

Mas nada que comprometa este belo automóvel

.
O outro defeito, é o plástico usado nos pilares traseiros. No conjunto fica bem, mas isto vai ser uma dor de cabeça para quem não gosta de
swirls. He he he

E assim foi a minha visita ao concessionário da Jaguar em Leiria.

Resumindo, houvesse dinheiro, sem dúvida que este seria o meu próximo automóvel a comprar. Diria que, a Jaguar nunca fez um automóvel tão evoluído e tão à frente em relação à concorrência. Caso alguém esteja na dúvida em o adquirir, arrisco em dizer que em termos de agrado e o prazer que vai proporcionar ao condutor, vão ser únicos. Coloco as “mãos no fogo” por ele.
Já agora, e em jeito de
off topic, e porque possivelmente o Armando Morgado também vai ver este tópico, aqui vai uma máquina que estava na AutoSueco que ambos adoramos. De facto
ainda se fazem jipes como antigamente!!!

Neste caso é o Black Edtion, sendo uma versão limitada.

São ambos lindos (Jag e Land), não são?
Um abraço,