InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
09 de Fevereiro de 2012, 08:56

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23714 Mensagens em 1861 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Dados Técnicos
| | |-+  Códigos das chaves dos X300 (e outros)
Páginas: [1] 2 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Códigos das chaves dos X300 (e outros)  (Lida 1192 vezes)
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« em: 07 de Novembro de 2009, 19:12 »

Hoje, no encontro informal semanal do Jaguar Clube de Portugal que se faz no Clube de Tiro de Monsanto, em conversa com o Salvador e com o António (Careca) apercebi-me do receio deles em perder a chave dos X300’s. Como alguns de nós apenas têm uma chave, é natural que haja o receio de a perder, trazendo os encargos e chatices inerentes que daí advêm, onde sem chave nem se consegue entrar no carro.

Bom, serve então este tópico para explicar como detectar o código da chave, facilitando assim num futuro a reprodução das chaves dos X300 (penso que funciona nas outras chaves homólogas dentro da Jaguar – chaves tipo Ford). Este é um código que se decifra em escassos segundos e nada como guardar uma fotografia ou código no nosso PC para mais tarde podermos recorrer.

Se olharem para a chave, irão ver que ela tem vários recortes, e está dividida em 8 partes iguais. Sendo que a deciframento do código deverá ser feita da posição 1 para a posição 8:

Ao analisarmos a chave, vamos ver que existem três tipos de “recortes” ou, se preferirem, profundidades diferentes. Um é não haver recorte de todo, outro é um recorte intermédio e o outro é um recorte mais profundo. Na imagem a seguir (recolhida na Web) não se percebe bem as diferenças, mas ao olharem para a vossa chave vão perceber de imediato:

Agora temos de atribuir os códigos oficiais numéricos para cada recorte, que são os seguintes:
1 – sem recorte
2 – recorte intermédio
3 – recorte profundo

E agora podemos decifrar o código:

Ou seja, o código desta chave é o 21232233, e é com este código que podem fazer réplicas da chave mas sem a chave. 

De qualquer forma, este código apenas dá para fazer uma réplica da chave, e não dá ligar o motor, pois para isso teremos de visitar a nossa Jaguar local e programar a chave para que o imobilizador electrónico aceite a mesma. O chip está embutido a quente no topo da chave:

Valet key:

Em relação à valet key, esta tem os recortes (os tais que dão o código) exactamente iguais à chave “normal”. A valet key é a verde, e a preta é a chave normal:

A única diferença é no topo da chave. Vejamos:

Ou seja, para termos uma valet não se recorta a ponta, e para a chave normal faz-se um pequeno recorte nas laterais da chave (isto nas chaves do mercado paralelo, pois a Jaguar vende os dois tipos de chaves isoladamente – ver códigos no final do tópico). Na imagem seguinte penso que se percebe melhor e como “bónus”, é perfeitamente nítido os tais três tipos de recortes que a chave pode ter - no meu caso o código da chave é o XXXXX123:

No mercado paralelo pode-se comprar facilmente uma chave se substituição (mas sem chip de código), e será uma chave semelhante a esta:

No entanto neste caso aconselho vivamente a comprarem as chaves originais Jaguar. As referências de peças para a compra das chaves são as seguintes:
Chave normal (preta) - HNA7230AA1 – cerca de 27€ + IVA (preço UK)
Chave valet (verde) - HNA7231AA1 – cerca de 17.50€ + IVA (preço UK)

Chave normal já com corte feito - HNA7230AA2 – cerca de 54€ + IVA (preço UK)
Chave valet já com corte feito - HNA7231AA2 – cerca de 56.50€ + IVA (preço UK)

Espero que o tópico venha a ser útil,
Um abraço,
« Última modificação: 07 de Novembro de 2009, 19:37 por migueldefender » Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
P
Consultor do Fórum

« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2009, 19:18 »

Fantástico post Miguel parabéns.
Registado
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2009, 20:16 »

Grande tópico!

Fantástico!

Um abraço,

Jorge
Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
mozart
Membro Intermédio

« Responder #3 em: 07 de Novembro de 2009, 20:31 »

Olá Miguel
Bom tópico e muitissimo útil.
Abraço.
Registado
Mario Rocha
Membro Vitalício

marioruirocha@hotmail.com
« Responder #4 em: 07 de Novembro de 2009, 20:52 »

As coisas que este homem sabe......
Registado
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum

« Responder #5 em: 08 de Novembro de 2009, 10:12 »

Excelente informação Miguel Grin

Obrigado e parabéns Wink

Adriano
Registado

Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
mozart
Membro Intermédio

« Responder #6 em: 08 de Novembro de 2009, 12:58 »

Caro Miguel
Como posso guardar esta preciosa informação nos meus documentos ou printar.
Abraço.
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #7 em: 08 de Novembro de 2009, 13:52 »

Podia-se teoricamente imprimir directamente do fórum, mas ao fazer agora a experiênica as imagens, não sei porquê, não aparecem na impressão. Por isso passei para o Word e em anexo a este post pode pazer download do ficheiro. Sorridente

Um abraço,
Registado

mozart
Membro Intermédio

« Responder #8 em: 08 de Novembro de 2009, 18:30 »

Ok. Miguel, já printei e saiu bem. Obrigado.
Registado
Careca
Membro Intermédio

« Responder #9 em: 08 de Novembro de 2009, 19:28 »

As coisas que este homem sabe......

Este homem é uma enciclopédia Jaguar em movimento.

Oh Miguel, aqui fica uma sugestão on-line:
- Que tal pensares em alterar o teu "nick" para "MigJagPedia"

E agora...
OBRIGADO !
Registado

Careca
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #10 em: 08 de Novembro de 2009, 20:55 »

António (Careca), a minha humilde experiência fica-se só mesmo pelo X300 e X308. he he Para os outros mais antigos temos cá Jorge DD6. Sorridente

Um abraço,

P.S.: Essa encomenda está a correr bem? Wink
Registado

Careca
Membro Intermédio

« Responder #11 em: 09 de Novembro de 2009, 00:04 »

António (Careca), a minha humilde experiência fica-se só mesmo pelo X300 e X308. he he Para os outros mais antigos temos cá Jorge DD6. Sorridente

Um abraço,

P.S.: Essa encomenda está a correr bem? Wink
Claro! Com as tuas dicas, é "facilíssimo"!
Ontem (dia 7) fiz uma encomenda de 7 items no site do David Manners, Ltd. e outra de 3 items no British Parts. Agora aguardo que me contactem para me informarem o valor de shipping and insurance (pedi para me darem cotação de seguro; prefiro pagar o extra do prémio de seguro, do que face a um sempre possível extravio ficar sem peças e dinheiro).
Quanto à JHDT são só as 2 "legendas" e os "pilaretes" sobre os quais há dúvidas e amanhã enviarei um mail a fazer perguntas.
Quando ao "chicote" da iluminação da mala (trunk) tenho dúvidas, depois de pelo "part number" ter estado a ver a descrição da peça (a que chamam "Boot open WRN switch"), donde tenho que verificar se é, realmente, por aquela peça estar danificada que não há iluminação ou se não será por outro motivo. Como esta peça está danificada, assumi que seria esse o problema, mas como este "chicote" é para WARNING, tenho mesmo que ir verificar.

Quanto às chaves, presumo que a encomenda seja feita à JHDT, verdade? E para isso teremos que "decifrar" a nossa chave para, na encomenda, lhes darmos o código. Entendi bem ou preciso explicações?  Lingua

Obrigado pela ajuda/disponibilidade.
Abraço
Editado para acrescentar paragrafo relativo às chaves (tinha ficado no saco)
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 00:11 por Careca » Registado

Careca
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #12 em: 09 de Novembro de 2009, 00:21 »

António, tudo o que compras na JDHT podes comprar na David Manners Sorridente. Visto que vais fazer uma encomenda na David Manners, juntas tudo numa só encomenda e escusas de pagar os portes da JDHT. Wink

Quanto ao seguro, até hoje a mim tem vindo por transportadoras, logo a meu ver o seguro não será importante. Sorridente

Na JDHT (por causa das chaves), em princípio irão pedir-te o chassis do carro para confirmarem tudo e eventualmente vão-te pedir um comprovativo de como és o dono do XJ, pelo que no sistema deles, pelo chassis sabem como é a chave. Sorridente

Em relação ao chicote, a peça que queres é esta?:

Um abraço,
Registado

Careca
Membro Intermédio

« Responder #13 em: 09 de Novembro de 2009, 00:44 »

Não Miguel, não é.
A mala ficou sem luz depois do carro vir da pintura. Após "buscas", encontrei uma patilha plástica partida num interruptor que funciona em conjunto com a tranca/fechadura da mala e o pintor em vez de avisar colocou uma braçadeira plástica a comprimir o interruptor, donde: sempre na posição OFF. Quando vi isso, já não procurei mais e asumi que este "chicite" seria o alimentador das luzes da mala, mas pela descrição deveré ser o alimentador do aviso de mala aberta e não o que fornece corrente para a iluminação.
A peça que retirei e que tenho que substituir, tem o número LNA6242AC (esta tenho que a substituir de certeza), mas agora tenho que reverificar porque é que não tenho luz na mala. Provavelmente necessitarei de outra(s) peça(s). Que, até podem ser essas de que mostras as fotos.

Abraço
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 00:49 por Careca » Registado

Careca
Careca
Membro Intermédio

« Responder #14 em: 09 de Novembro de 2009, 00:59 »

Esqueci-me de fazer mais uma pergunta (e não consegui editar o post anterior).
Também vendem os comandos electrónicos?
Gostaria de comprar outro.
Obrigado e um abraço
Registado

Careca
Páginas: [1] 2 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: